Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)

O Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho introduz alterações na forma como a escola e as estruturas de apoio se encontram organizadas, para a implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão ao longo da escolaridade obrigatória.

A ESAP dispõe de um Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) – uma estrutura de apoio dinâmica, plural e agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências existentes na escola, valorizando, assim, os saberes e as experiências de todos. Funcionando numa lógica de serviços de apoio, o centro de apoio à aprendizagem, enquanto recurso organizacional, insere-se no continuum de respostas educativas disponibilizadas pela escola e organiza-se segundo dois eixos: (i) suporte aos docentes responsáveis pelos grupos ou turmas e (ii) complementaridade, com caráter subsidiário, ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos.

O centro de apoio à aprendizagem, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos:

  • apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
  • promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós -escolar;
  • promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma;
  • promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
  • apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
  • apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;
  • desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
  • promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
  • apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.

Tipologias

  • Apoio Educativo às diferentes disciplinas;
  • Apoio Português Língua Não Materna;
  • Apoio Psicopedagógico;
  • Apoio Tutorial/ Tutorias;
  • Apoio no âmbito dos Planos de Acompanhamento Pedagógico Individual, Relatórios Técnico-Pedagógicos e Programas Educativos Individuais;
  • Planos Individuais de Trabalho;
  • Acompanhamento Educativo.
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